Páginas

quarta-feira, 7 de março de 2012

Um mundo bem diferente

http://vimeo.com/37119711 (Assistam ao vídeo e depois leiam !)

Quando vemos um vídeo desse, as portas de nossa percepção se abrem para uma realidade totalmente diferente, que convive com miséria, sofrimento, desigualdade e intolerância todos os dias, sem exceções.
Uma percepção que abre os nossos olhos para a nossa realidade, que perto dessa, soa como um conto de fadas, com direito á príncipes encantados e sem bruxas ou seres realmente malignos. Achamos que convivemos com o mal de verdade, quando na verdade ele está muito, mais muito distante de nós. Temos que conviver com a dualidade bem/mal, mas não com a maldade de verdade, na sua face mais fria e truculenta, nos esquecendo de ela existe de fato e que acontece justamente com o nosso semelhante ( não esqueçamos que todos os "homo sapiens" desse lugar chamado Terra são exatamente iguais, independente de cor, raça, religião e por aí vai).
É claro que imagens como essa nos chocam, nos deixam indignados , morrendo de vontade de fazer algo, afinal todos nós possuímos aquele sentimento cristão de caridade , de prezar pela vida do próximo, mas quantos fariam isso de verdade? Quantos estariam realmente dispostos a deixar sua realidade de conto de fadas para ser levado por uma causa como essa? É muito simples se sensibilizar no conforto de sua casa, na frente de um computador compartilhando no Facebook, mais me diga, você deixaria o quentinho de sua casa, com roupa lavada e passada , comidinha na mesa todos os dias, para se colocar num verdadeiro campo de batalha, lutando não só contra esses seres malignos, mais também contra doenças, ódio, indiferença, preconceito , miséria e sofrimento ?
É aí que eu me pergunto até onde vai essa ‘mobilização’,quantos estariam de fato dispostos a dar um futuro diferente para os seus filhos.
E como sempre foi na humanidade, poucos vão fazer, para que muitos sejam beneficiados.
 Me emociona o fato de saber que existem pessoas que ainda fazem esse tipo de trabalho, para que, quem sabe  daqui a algum tempo esse mundo seja melhor do que é hoje. Pessoas que ficam anos a fio estudando para ir se meter lá onde Judas perdeu as meias , só para ajudar quem mais precisa. Isso sim é trabalho de verdade. É o trabalho que verdadeiramente dignifica o homem, no sentido mais literal possível da palavra, porque todos os dias são uma recompensa, todos os dias são uma vitória, um ganho . Saimos da realidade onde o ganho é somente material, se tornando um ganho espiritual, uma verdadeira recompensa para a alma, e sinceramente , existe trabalho melhor do que esse? Buscamos tanto o sentido da nossa vida, uma maneira de evoluir, quando ela está aí... na nossa cara, e nós só sabemos dizer  “ Mais eu não sei se conseguiria conviver com tudo isso” . Bem vindo ao mundo real, a vida não é sempre essa maravilha que sonhamos que ela seja, ela pede sempre mais para nós, e nós precisamos ter a cara e a coragem de dizer que sim, nós estamos dispostos a mudar e tornar esse mundo um lugar melhor para se viver,mais não somente para eu viver, mais para TODOS nós vivermos.
Temos que parar de achar que o sofrimento deve ser vangloriado, que ele sempre vai significar crescimento, evolução... chega de pensar assim ! Não precisamos de mais crianças morrendo por conta de abusos e doenças graves, não precisamos ver adultos sofrendo por conta de suas vidas miseráveis, desacreditando dela pelo fato desta simplesmente não ter mais sentido... chega disso, o sofrimento é feio, não dignifica ninguém . O bom, o feliz, o alegre, a força , a maturidade, a inteligência... a coragem , isso sim é dignificante, isso sim é exemplo para que nós mudemos o nosso paradigma de vida, para que o despertar seja sincero e consciente.
Esse sofrimento feio, descarado e frio não existe somente lá na África, está aqui, do nosso lado nos rondando o tempo todo , e nós com a nossa cegueira permanente para esse tipo de assunto, nos mantemos longe dessa realidade , que é real e difícil de ser absorvida.
Se até hoje, a sua vida não teve um verdadeiro significado, um dia pelo menos em que você se sentiu vivo, dentro de uma realidade onde você realmente fez diferença... então eu acredito que você ainda tem a chance de fazer esse diferente. Todos nós temos, nunca é tarde demais para mudar pensamentos, criar coragem e mudar nosso mundo.
Como diria Paulo Freire, “para libertar um país, precisamos primeiro libertar a consciência desse povo”.Enquanto estivermos presos á essa consciência individual, nos importando apenas com o que é confortável e deixando de lado aquilo que nos incomoda... nada vai mudar.
Precisamos despertar nossa a consciência coletiva que eu acredito, que mora dentro de todos nós. E a força para mudar, vem disso. Abra seu coração, saiba que ele está disposto sim a uma mudança, mais que isso só se faz com muita coragem e dedicação, sem precisar do exemplo do sofrimento ou da dor. O despertar precisa ser claro e consciente, se não nada vai mudar de verdade.

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI228050-15230,00-MINHAS+RAIZES+SAO+AEREAS.html
Aqui está um pequeno exemplo dessas pessoas que mudam o mundo, o meu mundo, o nosso mundo.
O sonho da minha vida é este, e é só esperar eu me recuperar dessa parada brusca, para poder voltar a correr atrás dele (: E aí, quer fazer parte disso comigo?



Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog Lívia. Você vai vencer. Eu tenho certeza disso. Meu sobrinho de quatro anos também está em tratamento de leucemia mieloide aguda desde setembro de 2011 e ele está bem graças a Deus.
    Tudo isso vai passar e você será um ser humano melhor e mais forte.
    Beijo

    ResponderExcluir